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A importância da identidade visual

Manter uma empresa em funcionamento lucrativo exige alguns cuidados fundamentais: abordagem de venda, inovação, capital, fluxo de clientes. Para suprir essas necessidades em um mercado cada vez mais competitivo, desenvolver uma identidade visual é essencial para alcançar mais público e estabelecer o empreendimento no mercado. Trabalhamos há anos com desenvolvimento de identidades visuais, e essa experiência nos motivou a criar uma lista para que você também saiba a sua importância.

O que é identidade visual?

Identidade é algo necessário para cada indivíduo, é o que nos torna únicos. A identidade determina o norte das nossas atitudes, a forma como nos enxergamos, e isso influencia também a forma como os outros nos enxergam. No meio empresarial funciona da mesma forma, e nesse contexto, a identidade visual é o conjunto de símbolos e elementos gráficos, que em sua concepção representam os valores e ideias de uma empresa.
Nesse conjunto estão contidos itens como o logo, a tipografia, as cores escolhidas e a forma que interagem entre si, os materiais promocionais com essa identidade aplicada – papéis timbrados, cartões de visita, folders, pastas, flyers, etc – além de elementos presentes no ambiente da empresa.

Ter uma identidade visual faz diferença na trajetória de uma empresa?

Desenvolver uma identidade visual equilibrada, memorável, e arrojada é o ponto de partida para transmitir segurança e estabilidade ao público, além de facilitar muito a identificação da empresa em locais variados. Pense em empresas famosas como o McDonald’s, ou a Apple: O logo e tipografia dessas empresas são inconfundíveis, é possível identifica-los mesmo de longe, e não importa o lugar do mundo, ou a língua que o público fala. Identidades visuais memoráveis, geram marcas inconfundíveis.

Como desenvolver uma identidade visual memorável?

Para desenvolver sua identidade, a empresa precisa fazer uma viagem ao centro da sua missão, alinhar isso à sua visão, e seus valores. Com esses itens em ordem é possível criar um logotipo coerente, que possa transparecer todas essas ideias de maneira rápida, e contundente.

Dica: Sempre prefira imagens simples, que possam facilmente ser reproduzidas em diversos tamanhos, superfícies e materiais, e preste muita atenção na tipografia da sua empresa, ela deve ser adequada e confortável para o público. Mantenha em mente que menos é mais.

A criação do logo demanda mais uma escolha para a empresa, e essa parte também é de extrema importância para a comunicação efetiva: A paleta de cores.
As cores tem uma importância vital para qualquer área do mercado. De acordo com a psicologia das cores, cada uma delas desperta uma reação específica, muitas dessas reações são inconscientes, por exemplo: O vermelho é o mais quente na dinâmica das cores, ativa, emociona, e apaixona. Pode aumentar a pressão sanguínea, a respiração, a frequência cardíaca, e incentiva ações, e confiança. Vermelho também desperta a fome, nos dá uma sensação de urgência.

Por esse motivo, é essencial escolher muito bem como as cores serão aplicadas na identidade visual da sua empresa. Ter o auxílio de um profissional capacitado é uma vantagem, para atingir seu público alvo com mais assertividade.

Já tenho uma identidade visual, qual é o próximo passo?

Sua identidade está finalizada, e de acordo com os ideais da empresa, agora o próximo passo é a aplicação dessa identidade. Essa é a hora de pensar na padronização da sua marca. Esse detalhe é importante, para alinhar sua comunicação no mercado. Padronizar sua marca nos impressos promocionais, em detalhes na decoração da sua loja física, ou escritório, carros, anúncios, e em seus veículos de comunicação digital, como e-commerce, website, redes sociais, etc. Todos esses veículos devem estar padronizados, para que sua empresa tenha uma identidade sólida e memorável.

Essas dicas são essenciais para a colocação de uma empresa no mercado, siga isso, e você começará a perceber os resultados muito rapidamente. Perceber que sua marca é reconhecida é extremamente gratificante, e acima disso, poder prestar o melhor serviço é essencial para empresas que querem permanecer no topo do mercado. E lembre-se que para estar no topo, a comunicação é fundamental.

Quer uma identidade visual memorável para sua empresa, e ainda tem dúvidas de como desenvolver esse projeto? Fale com a Brisa Soluções, podemos te auxiliar com ideias e serviços exclusivos para sua empresa.