Pegada Digital, entenda por que é importante!

E-commerce volta crescer dois dígitos em 2018
10/12/2018
GDPR Perguntas e respostas
20/12/2018

Pegada Digital, entenda por que é importante!

Ainda não consegue alcançar seu público alvo? Ninguém te encontrar?

Enquanto a maioria das agências de marketing chamam de presença digital. Acho o termo pegada mais lúdico e visual.

Para explicar a pegada digital, vou começar falando de números. Em um mercado com onde 69% dos brasileiros estão conectados,  muitas empresas ainda se comportam  de maneira passiva e inexpressiva diante dos mais de 116 milhões de consumidores conectados.

É fato que a internet já superou os outros meios de comunicação. A prova disso é que grandes canais de comunicação se renderam à internet, com programas on-line. Até a década passada os grandes canais de mídia eram os detentores do poder da comunicação e os custos para atingir grandes massas sempre foi muito alto. Porém a eleição para presidente deste ano de 2018 no Brasil, assim como a última eleição dos Estados Unidos, demonstraram que a internet e as redes sociais tem um poder muito maior e mais barato.

O que as eleições tem a ver com sua empresa?

Independente de posicionamento político, o novo presidente soube explorar as mídias sociais e o marketing de guerrilha como poucos “marketeiros” o fazem. Sua presença no twitter, facebook, whatsapp foi decisiva.  Conseguindo um alcance muito maior que seus poucos minutos da televisão.

Ele soube explorar a mídia digital como poucos, gastando muito menos. Porém, muito antes da campanha se iniciar ele já fazia lives e  ia doutrinando seu publico alvo a segui-lo.

Voltando para a pegada digital..

Não existe almoço grátis. Esta é uma máxima. A eleição de 2018 mostra que dedicação em construir uma boa pegada digital dá sim resultado. O eleito atraiu a atenção da mídia e investiu primeiro em um marketing agressivo, para depois aparar as arestas de acordo com o seu cliente [eleitor]. Isso adaptar o marketing e ouvir o seu público alvo.

Se construir uma presença digital sólida pode eleger um presidente [não entro no âmbito das fake news e polêmicas, apenas o estudo do caso], ela também pode e é decisiva na hora da decisão de compra [voto].

Quem não é visto não é clicado!

Trazendo isso para o empreendedorismo, pergunto: “Como anda a pegada digital da sua empresa?”

As empresas que acordaram para isso já estão colhendo seus lucros. Não basta apenas ter um site e pronto. Até a década passada, ter um site era um grande diferencial. Hoje não ter um site é um pecado mortal no meio empresarial. Mas não apenas.

Vivemos no mundo das relações digitais, onde o seu público alvo está muito mais investigativo.  Comparando atendimento, preço e qualidade, baseado na prova social, através dos comentários de outras pessoas, nas redes sociais.

Um comentário negativo em umas das várias redes sociais, que não seja devidamente respondido e contornado, pode ser muito mais prejudicial do que uma campanha inteira.

Este comentário negativo pode se tornar um gatilho importante para conquista de novos clientes, caso demonstre preocupação e solucione da melhor forma possível.

Como disse, este é o mundo das relações digitais. Quando um futuro cliente olhar a sua resposta, saberá que se algo der errado na compra, a empresa está sempre pronta para solucionar da melhor maneira possível.

Vamos lá! Quer saber como anda a imagem da sua empresa?

Uma vez por semana analiso pessoalmente e gratuitamente a pegada digital de duas empresas, com um relatório de pontos fortes e fracos, divididos e explicados em uma sequência de 3 e-mails.
Se deseja ter sua empresa analisada gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo. Explicando um pouco sobre os seus produtos e serviços. O resto é por minha conta.