Se você esta se perguntando o que o filme do James Cameron tem a ver com o seu negócio, fique tranquilo que irá entender, pois o termo “avatar” é muito mais antigo que a visita ao planeta Pandora, descrito nos cinemas. Na verdade termo remete aos tempos antigos, na incorporação de deuses em personagens. Porém no marketing esta é a personificação do seu público alvo. Logo, o sucesso de uma campanha dependerá da definição correta do seu avatar.
Sim um a sua empresa certamente não vende apenas para um público alvo. Pense por exemplo em um salão de beleza. A busca pelo salão é feita por mulheres de diferentes faixas etárias e diferentes razões. A abordagem com uma senhora que irá cobrir seus cabelos branco é diferente da abordagem para consegui uma noiva como cliente.
“Não sei qual é o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar a todos”.
Quando comunicamos para um avatar específico a mensagem se torna mais empática e acolhedora. Diferente de uma comunicação estéril e generalista.
Definindo seus avatares, novas carências e necessidades podem surgir ampliando inclusive as possibilidades de negociação, marketing mais acertivo e de menores custos. Pois os canais de comunicação para cada persona é diferente. Em outra postagem falaremos mais sobre a diferença entre persona e avatar.
Por mais trabalhoso e minucioso que pareça isso é essencial principalmente no mundo digital, onde podemos captar métricas das mais diversas. Veja bem, se você por exemplo quer vender para pessoas acima de 30 anos, mas seu site ou rede social está sendo acessado principalmente por pessoas abaixo desta faixa etária. Existem dois caminhhos, ou vender produtos para esta faixa etária, ou mudar a comunicação talvez canal, para comunicar com seu avatar correto.
Para isso existem 10 pontos a serem observados:
Dados demográficos irão ajudar no vocabulário usado para comunicar tanto em email quanto imagem do marketing.
O definir os dados demográficos leve em consideração:
O perfil social complementa a definição demográfica, agora tornando um pouco mais pessoal
Este perfil social pode ser medido com ferramentas como Google Analytics e o Hootsuite. As métricas colhidas por elas são de extrema importância para definição do seu avatar. Porém deixarei isso para outra postagem para mantermos o foco.
A análise do quotidiano do seu avatar é um ponto de empatia muito interessante ao se criar campanhas. Um bom exemplo é você imaginar que uma comunicação envolvendo dragões com raio azul no meio do gelo será muito interessante para um avatar específico.
Talvez você não entenda isso por que você que é meu avatar não costuma assistir Game Of Thrones. [Se sim comente abaixo].
Para esta análise do quotidiano tente descobrir do seu público alvo:
Como pode ver, esta construção do seu avatar irá se aprofundando cada vez mais. Na analise psicológica você irá focar:
É bastante óbvio que cada classe cultural tem seu meio específico de comunicar. Para isso deve investigar:
Estão todos buscando algo e seu produto ou serviço pode competir com um concorrente que de outra área.
Por exemplo, academias competem com instituto de beleza, pois os dois buscam a boa forma. Especializações e MBAs podem concorrer com cursos para concursos, quando a necessidade é melhorar de vida e buscar a estabilidade.
Aqui é importante descobrir os desejos mais íntimos para conseguir acertar em cheio na comunicação do seu avatar. Como pode ver, quase todos os itens são uma pequena variação, que faz toda a diferença.
Não apenas na sua comunicação de marketing. Mas também no atendimento pessoal com seus clientes, que sua equipe deve sempre levar em conta.
A dor é um gatilho mental poderoso, pois desde os tempos mais remotos, mais do que a busca pelo prazer nosso instinto sempre nos colocará em rota de fuga da dor. Assim, conhecendo as dores do seu público alvo, poderá fazê-lo reconhecer em você um elemento de amparo. Como no exemplo:
Na maioria das vezes o avatar ou desconhece a solução, ou imagina uma solução que não trará o resultado esperado. Praticamente sabendo as dores dos seus avatares como no exemplo acima, você pode definir pacotes de soluções:
Este é um ponto que pode ser bem aproveitado. Quando conhecer os hábitos do seu avatar conseguirá moldar a forma dele adquirir seu produto. Também a forma de comunicar.
No caso específico do hábito de compra. Clientes de um determinado serviço ou produto, talvez não estejam acostumados a adquiri-lo via internet, simplesmente por que não encontram quem vende
Um exemplo prático da forma de comprar, e baseado também em User Experience, é o fato de você encontrar sempre queijo ralado no setor de massas do super mercado, assim como raladores, escorredores e utensílios no setor de vegetais. No caso das compras, além de onde faz a compra, a forma de pagamento, principalmente na internet é um fator determinante, mas falaremos disso em outro momento.
É bastante óbvio que apesar do trabalho, conhecer seus avatares irá trazer oportunidades de comunicação mais específica, podendo utilizando os gatilhos mentais muito mais dirigidos. Isto realmente faz a diferença nos resultados.
Como pode perceber, não existe apenas um avatar, mas vários. Estes avatares de maneira geral buscam o mesmo objetivo, porém observando mais detalhadamente, o que os motiva varia consideravelmente. Se você trabalha com o marketing inbound, aqui é onde irá definir o seu conteúdo.
Agora, faça um exercício para descobrir quantos avatares o seu negócio possui.
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